Colonoscopia

O que é colonoscopia?

É um exame endoscópico, que permite a observação da parte interna do intestino grosso (cólon), possibilitando o diagnóstico e até mesmo o tratamento de várias doenças que acometem esta região. Utiliza-se um colonoscópio, que é um tubo longo e flexível introduzido através do reto e que percorre o cólon. As imagens geradas são vistas em um monitor de vídeo colorido e as principais são registradas em forma de fotografias. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser coletadas durante o exame para análise detalhada. Este procedimento é indolor. Ainda, caso existam pólipos (crescimentos anormais da mucosa), estes devem ser retirados sempre que possível, o que pode ser realizado durante a própria colonoscopia utilizando-se um bisturi elétrico.

É necessário algum preparo?

Sim e esta é uma parte fundamental do exame. O intestino deve estar totalmente limpo, sem resíduos de fezes. Caso contrário, a realização do exame não é possível ou a sua sensibilidade fica muito prejudicada. Assim, você deve seguir rigorosamente o preparo que vai ser orientado.

Há necessidade de interromper algum medicamento?

Pacientes diabéticos não devem usar insulina ou hipoglicemiantes orais no dia do exame. A princípio, não é preciso suspender medicações anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, como Marevan, Marcoumar, AAS, Clopidogrel, Xarelto, Brilinta, etc. Entretanto, em caso de uso destes remédios, não será possível a retirada de pólipos de maior porte. Caso estes sejam encontrados, deverá ser feito um planejamento junto ao médico que prescreveu estes medicamentos para suspendê-los ou, caso isso não seja possível ou seguro, fazer alguma substituição destes, visando a segurança do procedimento de polipectomia.
Você deve informar ao endoscopista o uso de qualquer remédio, além de alergias, doenças cardíacas, no fígado ou presença de próteses. Evite comparecer com as unhas pintadas, pois o esmalte prejudica a monitorização da oxigenação sanguínea durante o procedimento.

Como é o exame?

Como já foi dito, amostras de tecido podem ser coletadas (biópsias). Estas biópsias podem ser realizadas para vários tipos de doença e não significam necessariamente câncer ou suspeita disto.
Pólipos (crescimentos anormais da mucosa) podem ser encontrados durante o exame. O tamanho destes pode variar de pequenas lesões a grandes pólipos, que conforme dito acima devem ser retirados sempre que possível.

Existem riscos?

O procedimento é muito seguro se realizado por profissionais com preparo adequado. Complicações não são comuns, mas podem ocorrer. Dentre estas, são mais frequentes as reações aos medicamentos e vermelhidão no local da injeção. Entre as complicações, destaca-se como mais séria a perfuração intestinal, que pode ocorrer em cerca de 0,05 a 0,1% dos exames. Sangramentos podem ocorrer, especialmente em procedimentos terapêuticos, como remoção de pólipos. Em caso de dor forte, fezes negras ou com sangue ou vômitos nas horas ou dias que se seguem ao exame, é importante que você procure a clínica.

E após o exame?

Você será encaminhado até a sala de repouso e receberá um lanche leve assim que estiver bem acordado. Pode ocorrer algum desconforto abdominal ou cólicas, que melhoram com a eliminação dos gases injetados durante o exame. Poucos minutos depois disto, estará apto a ir embora. Lembre-se que você deverá estar acompanhado por pessoa responsável e não poderá dirigir ou operar máquinas no dia do exame.